segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A biblioteca apresenta-se





A biblioteca apresenta-se constitui uma rubrica de vídeos, elaborados pelas escolas, com o objetivo de divulgar as bibliotecas e o que de melhor se faz no âmbito da sua atividade.


A difusão destes materiais, pelo som e pela imagem, constitui mais uma via para promover o conhecimento das bibliotecas escolares que integram a RBE e dar visibilidade às suas boas práticas.

Os trabalhos podem cobrir inúmeros aspetos, desde a mostra de bons exemplos e soluções sobre os espaços e funcionalidades das bibliotecas, à organização de novos serviços e recursos ou à ilustração de atividades pedagógicas e formativas de interesse, com impacto nos alunos e na comunidade.

A escolha dos vídeos para publicação assentará em critérios de qualidade, baseados na relevância, consistência e carácter inovador dos conteúdos e na sua boa apresentação técnica e formal.

Para além destes critérios, será ainda considerada a inserção dos vídeos na lógica de alinhamento geral adotada em cada momento, de modo a conferir a melhor cobertura, variedade e oportunidade possíveis ao conjunto dos trabalhos que forem sendo propostos. 

A receção e publicação dos conteúdos, da exclusiva responsabilidade do Gabinete RBE, são mediadas através do respetivo coordenador interconcelhio, que acompanha o professor bibliotecário no processo de edição e envio ou partilha privada. 

A RBE reserva-se o direito de cópia, incorporação e exibição pública dos vídeos no respetivo Portal e outras plataformas RBE. 


Os vídeos devem obedecer às seguintes regras e requisitos: 

- Permissão de captação de imagem/ som para difusão por parte de intervenientes ou entidades participantes; 

- Respeito dos direitos de autor e referência das fontes relativas a ficheiros de imagem, áudio, ou texto incorporados no vídeo, provenientes de terceiros; 

- Respeito por terceiros das regras de licenciamento dos vídeos publicados pela RBE (CC BY-NC-ND 3.0) 

- Apresentação, no final do vídeo, de ficha técnica contendo o nome da escola e/ou agrupamento, localização, ano, autor(es), outros responsáveis e elementos considerados necessários pela produção. 

- Tamanho mínimo: 658x370 

- Formato: swf 

- Duração máxima aprox.: 3 minutos 



A rubrica A biblioteca apresenta-se inicia-se com um vídeo do Agrupamento de Escolas do Atlântico, de Viana do Castelo



Sem comentários: