quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Cerimónia de abertura das comemorações do Centenário Saramago na Camilo

 

#centenariosaramago



 Imagens da Cerimónia



No passado dia 16 de novembro, pelas 9:30, teve lugar na escadaria da nossa Escola uma cerimónia simbólica da abertura da celebração do ano do Centenário do nascimento de José Saramago, que contou com  a presença do Senhor Vereador da Educação, Dr. Alexandre Favaios, e a Senhora Vereadora da Cultura, Dra. Mara Minhava. Anabela Mota Ribeiro, ex-aluna da Camilo, também marcou presença.


Na verdade, neste dia, a celebração começou logo às 8:15,  hora do início das aulas do turno da manhã (e repetir-se-ia às 13:20, hora do início das aulas do turno da tarde), com a leitura em todas as turmas da escola de crónicas de A Bagagem do Viajante (ABV) e de Deste Mundo e do Outro (DMDO), selecionadas pela Biblioteca Escolar para cada um dos anos de escolaridade:

"Carta para Josefa, minha avó" (DMDO) - 7º ano

"O meu avô, também" (DMDO) - 8º ano

"As palavras (DMDO)" - 9º ano

"O lagarto" (ABV) - 10º ano, 1A, 2A e 3A

"Moby Dick em Lisboa" (ABV) - 11º ano

"Hip, hip, hippies!" (DMDO) - 12º ano

No exterior da Escola, às 9:30, foi feito o desenho humano do S de Saramago, pelos alunos das turmas de 7º ano.

Seguiu-se o discurso de abertura pela Sra. Diretora da Escola, Dra Helena Correia, e a colocação da faixa do centenário na fachada principal da Escola, ao som de "O homem do Leme", dos Xutos & Pontapés, na voz de Beatriz Lema (do 12º ano), acompanhada à viola por Ricardo Pavão (do 11º ano). O apontamento musical prosseguiu com o som da guitarra de Diogo Batista, do 7º A.

O apontamento de leitura não podia faltar, naturalmente. Tiago Botelho, do 11º ano, leu um extrato do discurso proferido por José Saramago, aquando da entrega do Prémio Nobel, e o professor Carlos Santelmo leu a passagem final do romance Ensaio sobre a Cegueira, romance cuja epígrafe foi escolhida para a faixa colocada na fachada da Escola e para o Blogue que agregará todas as atividades realizadas no âmbito do Centenário.

A terminar a esta breve cerimónia, houve mais um apontamento musical com a Beatriz e o Ricardo.


Neste dia de celebração, foram colocadas, em diferentes espaços da Escola, as epígrafes usadas por Saramago como Pórticos das suas obras (tomadas de empréstino ou criadas pelo próprio escritor, à maneira de Borges) e os QR-Codes relativos ao Quizz/Concurso (Des)Codificar Saramago - as questões e o google forms foram elaborados pelos alunos do 7º B.



  
Epígrades distribuídas por diferentes espaços da Escola


  
                      O percurso do Quizz / QR-Codes terminava na Biblioteca, onde os alunos deveriam encontrar 
as respostas para as três últimas questões


No átrio, foi montada a exposição de cartazes "Saramago aos nossos olhos", elaborados pelos alunos do 7º C, e passado um conjunto de vídeos sobre Saramago, o homem e a obra.

De sublinhar, ainda, a participação ativa da Associação de Estudantes da Camilo que, para além da colocação dos balões na fachada da escola, colaborou com a equipa da organização do evento na gestão racional do espaço e na manutenção das condições adequadas à receção dos textos (verbais e musicais).


Programa da Cerimónia 

Sem comentários: