sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Dia internacional das mulheres e das meninas na Ciência


11 de fevereiro

"On this International Day, I urge commitment to end bias, greater investments in science, technology, engineering and math education for all women and girls as well as opportunities for their careers and longer-term professional advancement so that all can benefit from their ground-breaking future contributions." — UN Secretary-General, António Guterres


Chinese inventor Yu Gao presents her innovation called "the emergency landing system of multi-layer parachutes for planes". Credit: WIPO




Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Este Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é uma oportunidade para que todos tomem uma posição a favor das meninas e mulheres na ciência.

As meninas continuam a enfrentar estereótipos e restrições sociais e culturais, que limitam o seu acesso à educação e ao financiamento para pesquisas, impedindo-as de desenvolver carreiras científicas e de realizar todo o seu potencial. As mulheres continuam sendo minoria na pesquisa e na tomada de decisões na área da ciência. Isso lança uma sombra sobre todos os esforços para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre Mudança Climática – sendo que ambos destacam os papéis-chave da igualdade de género e da ciência.

Ao mesmo tempo, meninas e mulheres suportam os fardos mais pesados da pobreza e da desigualdade – elas estão nas linhas da frente da mudança climática, incluindo os desastres resultantes de riscos naturais. Meninas e mulheres que vivem em áreas rurais e desfavorecidas são as mais afetadas.

A obtenção de progressos significativos deve começar com os direitos e a dignidade das mulheres, por meio do estímulo à sua engenhosidade e inovação.

Esta mensagem foi enviada durante as duas últimas Conferências das Partes na Convenção-marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21 e 22). A humanidade não pode ignorar a metade de seu génio criativo.

As meninas e mulheres devem ser empoderadas em todos os níveis, na aprendizagem e na pesquisa, na administração e no ensino, em todos os campos científicos. Esse objetivo sustenta o Manifesto pelas Mulheres na Ciência, que a UNESCO lançou no ano passado com a Fundação L’Óreal, para envolver governos e partes interessadas na promoção da participação plena das meninas e mulheres na ciência. Devemos inspirar meninas e mulheres, oferecendo oportunidades de tutoria para jovens cientistas, com a finalidade de as auxiliar no desenvolvimento das suas carreiras. Devemos aumentar a consciencialização sobre o trabalho das mulheres cientistas, proporcionando oportunidades iguais para sua participação e liderança numa ampla gama de entidades e eventos científicos de alto nível.

O mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres. Juntos, podemos fazer a diferença.


Sem comentários: