sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Dia internacional da língua materna´14

21 de fevereiro

CIDADANIA

"As línguas locais constituem a maioria das línguas faladas em todo o fundo no campo da ciência. Elas são também as mais  ameaçadas. Excluir línguas significa excluir aqueles que as falam do seu direito fundamental ao conhecimento científico."  (nossa tradução).

Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO (Ver Message for International Mother Language Day 2014 )




O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado há 14 anos pela UNESCO para sublinhar a importância da diversidade linguística e do multilinguismo e promover a coexistência harmoniosa de 7 mil línguas faladas por todo o mundo.

A data foi escolhida por representar o dia 21 de fevereiro de 1952, em que estudantes de Dahka, capital de Bangladesh, foram alvejados e mortos pela polícia quando se manifestavam a favor do reconhecimento da sua língua, o Bangali, como uma das duas línguas oficiais do então Paquistão. 

Evocar esta efeméride é lembrar que:

  • a cidadania global e a compreensão mútua entre povos passa também pela proteção e promoção das línguas maternas;
  • compreender e falar mais do que uma língua  conduz a um conhecimento mais profundo das interações culturais que estabelecem à escala mundial;
  • reconhecer as línguas locais significa dar voz às pessoas que as falam, dando-lhes, assim, a oportunidade de serem ouvidas.

  
O tema proposto este ano para reflexão e debate é “Local languages for global citizenship: spotlight on science”.

Pretende-se, através desta proposta, contrariar a ideia feita de que as línguas locais não são capazes de transmitir os conhecimentos científicos mais modernos em áreas tão diferentes como a matemática, a física ou a tecnologia.

Aliás, o reconhecimento das línguas locais pode significar ter a possibilidade de aceder a um conhecimento científico tradicional, muitas  vezes negligenciado e menosprezado.


As línguas são importantes!


 Uma língua não é só um meio de comunicação e expressão. Ela é também um modo de ver o mundo, um traço identitário de um grupo/comunidade.

É história. É memória. É forma de preservar a herança cultural, material e imaterial.

Quando uma língua desaparece, uma parcela da história e da memória da humanidade desaparece com ela também.

Desde 1950, desapareceram 230 línguas.

Estima-se que cerca de 3 000 línguas estejam em risco de extinção.



 


A UNESCO disponibiliza um mapa interativo das línguas em extinção em  todo o mundo em   http://www.unesco.org/culture/languages-atlas/index.php

Sem comentários: