Território e literatura.
Análise da paisagem representada na obra de A. M. Pires Cabral e das temáticas regionais e ambientais por ela suscitadas.
Partindo da obra poética do autor, de depoimentos do autor e de conterrâneos e de imagens recolhidas nas paisagens transmontanas, a iniciativa "Vozes transmontanas na paisagem", propõe-se valorizar a paisagem e as experiências da paisagem enquanto processos de transformação dos elementos naturais e culturais.
Autor: Alves, Isabel
Título: Vozes Transmontanas na Paisagem. Paisagens de pedra e água na poesia de A. M. Pires Cabral
Editora: FCSH/NOVA
Data: dezembro 2013
Sinopse
Esta obra procura sublinhar a ideia de que a poesia de A. M. Pires Cabral se afirma como lugar privilegiado do diálogo entre o indivíduo e a comunidade em que se insere. Partindo da pedra e da água - elementos reais da geografia transmontana e, paralelamente, imagens metafóricas da força e da fragilidade da condição humana, argumenta-se que a poesia de A. M. Pires Cabral promove uma visão integradora e respeitadora da natureza e da paisagem.
Vozes Transmontanas na Paisagem - Paisagens literárias: A. M. Pires Cabral
Organização: LITESCAPE- Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (FCSH-UNL)
Realização: José Barbieri
Vídeo: Eva Ângelo, Solange Carvalho, José Barbieri
Investigação: Ana Lavrador, Margarida Lopes Fernandes, Isabel Alves
2012
Sem comentários:
Enviar um comentário