segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Fundação Jorge Álvares oferece Missão Impossível à BE

 

 
 

Macau. Estátua de Jorge Álvares.
Disponível emhttp://www.fundacaojorgealvares-bibliotecadigital.com/portugueses-em-macau/primeiros-portugueses-china/ 


Jorge Álvares, o primeiro embaixador de Portugal na China



Em 1513, Jorge Alvares saiu de Malaca num junco, rumo à China. Chegou à ilha de Tamão (Tunmen), ao largo de Cantão. Foi o primeiro português a contactar direta­mente a China. O sucesso comercial desta viagem abriria caminho a novas viagens até às costas do sul da China, onde os portugueses procuravam porcelanas, sedas e outras mercadorias raras.

 
 
 
 
 
 
Com vista a fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura, os costumes e tradições da China e de Macau, a Fundação Jorge Álvares promoveu duas iniciativas:


- A Biblioteca Digital Fundação Jorge Álvares, com três coleções disponíveis - “História de Macau”, “Tradições de Macau e da China” e “Como é Macau” - , uma plataforma digital com recursos multimédia associados que integra livros da Escola Portuguesa de Macau sobre a história e cultura de Macau e da China. Apesar de, numa primeira fase, o público-alvo desta iniciativa serem essencialmente os alunos do 1.º e 2.º ciclos de ensino, a Biblioteca Digital tem interesse e pode igualmente ser utilizada pelo público juvenil e adulto, nomeadamente pelos professores nas escolas.


- A edição do livro Missão Impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Partindo de uma garrafa de porcelana azul e branca da China encomendada por Jorge Álvares em 1552, de que a Fundação é proprietária, as autoras criaram uma narrativa centrada na vida de Jorge Álvares no Oriente naquela época, nos seus amigos bem como nas lendas e nos animais míticos chineses.
Esta edição, não comercial, foi oferecida pela Fundação às bibliotecas de todas as escolas do país, constituindo um importante instrumento para fomentar o conhecimento da história e das lendas de Macau e da China. 
 
 
 
 
Alguns dos exemplares de Missão Impossível oferecidos à BE
 
 
 
 
Macau

 

Sem comentários: