quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Competências digitais no século XXI - Instrumentos de autoavaliação

 




FICHA TÉCNICA:
Publicação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UID) 4372/FCT
Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta
AUTORIA:
Luísa Aires, Visitación Pereda, Ricardo Palmeiro, Lúcia Amante & Catarina S. Nunes
Edição: LE@D, Universidade Aberta
2021
Nº 1, Coleção LE@D Works-investigação em progresso/research in progress



Na sociedade digital, espera-se que os cidadãos possuam melhores níveis educacionais, um amplo leque de competências digitais e, naturalmente, o acesso às tecnologias. No entanto, a relevância dada a esta dimensão da cidadania não se tem feito acompanhar de práticas no terreno, sobretudo quando as competências digitais são pensadas como domínio essencial da Educação no séc. XXI. A separação artificial destes dois domínios tem justificado o desenvolvimento de investigação no sentido do desenvolvimento de um quadro de competências digitais no séc.XXI (Van Laar et al., 2017).

O estatuto de imprescindibilidade da Internet e os consequentes fenómenos de exclusão que lhe estão associados são uma outra dimensão da realidade digital. O acesso à Internet, a sua presença inevitável na gestão da vida quotidiana e os resultados dos seus usos, ou não-usos, justificaram a emergência de um novo ciclo da investigação sobre clivagens digitais (Hargittai et al., 2019; Helsper, 2019; Helsper et al., 2015; Van Deursen et al., 2017; Van Deursen & Helsper, 2015; Van Laar et al., 2019). Se na etapa anterior da investigação neste campo, as investigações valorizavam sobretudo as competências de uso das tecnologias digitais, a partir de 2015, o foco principal da investigação deslocou-se para a Internet, nomeadamente para os usos e resultados tangíveis, no bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.

A necessidade de contribuir para a consolidação do quadro de competências digitais no séc. XXI e, neste âmbito, de aprofundar o conhecimento sobre o papel da Internet em diferentes domínios da atividade humana, justificaram o desenvolvimento do projeto Competências Digitais de Estudantes do Ensino Superior, no séc. XXI, no âmbito do qual foi desenvolvido o questionário que apresentamos. O instrumento foi aplicado a estudantes a iniciarem cursos de licenciatura do Ensino Superior a Distância, no ano letivo 2020-2021.

O questionário resultou de um diálogo prévio com membros dos grupos de investigação que desenvolveram os instrumentos de base em articulação com a investigação em curso no Projeto Rede ObLID1 (Rede de Investigação e Intervenção para a Literacia e a Inclusão Digital) integrada na unidade de investigação FCT, LE@D2, Universidade Aberta. Este é, portanto, um resultado visível da colaboração entre equipas de investigadores que se mobilizaram para a concretização de um objetivo comum: contribuir para o aprofundamento dos saberes sobre os fenómenos de inclusão, participação e exclusão digital.

Introdução a Competências Digitais no séc. XXI: Instrumento de Autoavaliação


Sem comentários: