quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Videoconferência RBE | Tema: Educação Inclusiva

 

 

 





Esta tarde, a Núria Morais, a Rafaela Silva, o Lucas Fontão e a Beatriz Igrejas representaram a nossa escola no debate sobre a inclusão, promovido e coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Atividade desenvolvida no âmbito da participação da ES Camilo Castelo Branco nos projetos nacionais "Transformar a Educação: das ideias à ação!" e "A voz dos alunos - Transformar a Biblioteca Escolar."

UNESCO: Novo quadro para a cultura 2024 e o papel das bibliotecas






 

A IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) apela ao envolvimento das bibliotecas no apoio à implementação do Quadro da UNESCO, que atribui às artes e à cultura um papel fundamental no currículo e na sociedade.

Quais podem ser as modalidades deste apoio das bibliotecas?

- Recolha, análise e monitorização de dados concretos;

- Partilha de progressos/desafios, impactos e boas práticas;

- Identificação de parceiros, como a UNESCO;

- Realização de eventos ou recursos no âmbito do 70.º aniversário da Convenção de Haia de 1954 para a Proteção dos Bens Culturais em Caso de Conflito Armado, como o da Ucrânia ou israelo-palestiniano;

- Estabelecer uma parceria significativa com uma organização da sociedade civil para implementar a Convenção da UNESCO de 2005 sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e, segundo a IFLA, “Considerar dar especial atenção a iniciativas que fortaleçam a diversidade de expressões culturais no ambiente digital” ou no desenvolvimento sustentável. Portugal, um dos 152 países que ratificou – ou aderiu - à Convenção, será um dos 132 países que apresentará, em 2024, o seu relatório periódico quadrienal.

Atenta à realidade das crianças e jovens e ao alargamento das formas, conteúdos e alcance da aprendizagem, a Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza Propostas de Trabalho dinamizadas no terreno que podem constituir boas práticas de aprendizagem com artes e património e através da iniciativa A de Acolher contribui com recursos e atividades que visam a defesa do património em caso de conflitos armados. Estas iniciativas utilizam ferramentas digitais e contribuem para uma cultura digital mais diversa e inclusiva.

A título conclusivo, refira-se que o Rascunho para o novo Quadro Global da UNESCO foi elaborado no contexto do Projeto Zero do Quadro para a Cultura e a Educação Artística, lançado pela UNESCO após a Cimeira Transformar a Educação e foi adotado pelos Ministros da Cultura e da Educação de todo o mundo na Conferência Mundial da UNESCO sobre Cultura e Educação Artística que se realizou de 13 a 15 de fevereiro de 2024 em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Em 2025 irá realizar-se a Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável.

 Ler texto completo no Blogue da Rede de Bibliotecas Escolares