sexta-feira, 31 de maio de 2019

Se o Google fosse uma pessoa ...



Tudo o que perguntas ao Google parece muito mais estúpido quando realmente perguntas ao (Sr.) Google.



 



Literacia dos media sociais



Docentes






Começa aqui : na Biblioteca da Camilo !





   


Se tens um trabalho para entregar, a Biblioteca tem o que precisas! 

Começa pela Biblioteca - pelos recursos disponibilizados presencialmente e visita os recursos disponibilizados online, neste blogue e na  plataforma Moddle! 

Faz os teus trabalhos e fá-los bem!


Votos de um bem sucedido final de ano letivo!















Ler +Espaço











Vídeo sobre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 7º F e do 8º D





No Ler+ Espaço, foram usadas várias obras disponíveis na Biblioteca da escola, que faziam parte da lista divulgada pelo PNL2027 para o projeto. Naturalmente que houve livros que recolheram mais adeptos: Breve História da Lua, de António Gedeão, Caça ao Tesouro no Espaço, de Stephen Hawking, A chave secreta para o Universo, de Lucy&Stephen Hawking, George e o Big Bang, de Stephen & Lucy Hawking.

Houve transversalidade disciplinar, na medida em que os trabalhos de índole científica foram acompanhados e corrigidos pelos professores de Ciências Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia. Os trabalhos de índole literária foram acompanhados pela professora de Português. O modelo 3D do Sistema Solar, construído pela turma de 7º ano, teve a orientação do professor de CFQ

Estas leituras despertaram e aprofundaram o interesse pela ciência e em particular pela astronomia e astrofísica. De realçar que a turma do 8º ano iniciou já no ano letivo anterior um projeto sobre astronomia e poluição luminosa no âmbito do Programa OSOS (Open Schools for Open Societies), levado a cabo em Portugal pelo Programa Ciência Viva e pelo NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia).

Estiveram envolvidos no projeto os alunos do 7º F e do 8º D.








quinta-feira, 30 de maio de 2019

Courrier Internacional



Disponível na Biblioteca para consulta





Nº 279, maio 2019



1 livro, 1 filme



A sugestão da Mafalda Pereira (7º ano):



O livro que li mostrou-me que não podemos ficar presos por uma decisão. Temos de seguir em frente para, a cada obstáculo da vida, termos uma ferramenta na nossa mochila (mente) para lhe fazermos frente e nunca mais ficarmos em dúvida.

 Vive de decisões e não de dúvidas.




O livro (disponível na Biblioteca)




Título: Se Eu Ficar
Autoe: Gayle Forman 
Editor: Editorial Presença
Edição ou reimpressão: março de 2010




SINOPSE


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.



O filme





Miúdos a votos | Final










A festa final de divulgação do resultados das eleições dos livros + fixes é já amanhã, dia 31 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Lembramos que, na nossa escola, o projeto foi dinamizado no 3º Ciclo pelos alunos do 7º B, na disciplina de Cidadania, em articulação com a Biblioteca Escolar, e que os resultados deram como vencedor absoluto O rapaz do pijama às riscas, com 65,1% (364 votos). 

Votaram 559 alunos.  






quarta-feira, 29 de maio de 2019

Hábitos de leitura das famílias portuguesas




Divulgado relatório









O PNL 2027 acaba de divulgar o inquérito “O que leem os nossos filhos”, sobre os hábitos de leitura das famílias portuguesas, com crianças e jovens entre os 5 e os 15 anos, promovido em parceria com a McDonald’s Portugal e o Expresso.


terça-feira, 28 de maio de 2019

PNL | Celebração da leitura e da escrita





   





Mensagem de Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, a todos os participantes na 13.ª ed. do Concurso Nacional de Leitura, por ocasião da Prova Final do CNL2019, que decorreu em Braga, no passado dia 25 de maio de 2019.

Como em edições anteriores, e com o propósito de dar à celebração da leitura e da escrita um caráter mais universal e significativo, o PNL2027 articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP), com a Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento.



segunda-feira, 27 de maio de 2019

Dia internacional das forças de manutenção da paz



29 de maio





Forças de manutenção de paz na Nigéria em missão de paz no Haiti
UN photo/Marco Dormino





Mensagem do Secretário Geral da ONU - António Guterres






Hoje homenageamos mais de um milhão de homens e mulheres que serviram como forças de manutenção de paz das Nações Unidas desde a nossa primeira missão em 1948.

Lembramos os mais de 3.800 funcionários que pagaram o preço final.

E expressamos a nossa mais profunda gratidão às 100.000 forças civis, policiais e militares de manutenção de paz instaladas em todo o mundo hoje e aos países que contribuem com essas mulheres e homens corajosos e dedicados.

Este ano, as Nações Unidas lembram os 20 anos da decisão do Conselho de Segurança mandatar a primeira missão de manutenção da paz para proteger os civis.

As forças de paz protegem homens, mulheres e crianças da violência todos os dias, muitas vezes com grande risco pessoal.

Nesse mesmo espírito, neste Dia Internacional, a Medalha de Coragem Excepcional do Capitão Mbaye Diagne vai ser concedida pela primeira vez.

Prestamos homenagem ao soldado Chancy CHITETE, um malauiano que serviu na República Democrática do Congo e morreu a tentar salvar a vida de um pacificador.

A manutenção da paz da ONU é um investimento vital na paz e segurança globais.

Mas isso exige um forte compromisso internacional.

É por isso que lançamos a iniciativa “Ação pela manutenção da paz”, que visa tornar as nossas missões mais fortes, seguras e adequadas ao futuro.

Para milhões de pessoas em situações afetadas por conflitos em todo o mundo, a manutenção da paz é uma necessidade e uma esperança. Vamos trabalhar juntos para tornar a manutenção da paz mais eficaz na proteção das pessoas e no avanço da paz.

António Guterres


Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial





Brasília: UNESCO, 2019. 58 p.
ISBN: 978-85-7652-227-






Todas as formas de violência escolar e bullying violam o direito fundamental à educação e, da mesma forma, ambientes de aprendizagem não seguros reduzem a qualidade da educação para todos os estudantes. Nenhum país será capaz de atingir uma educação inclusiva e de qualidade se os estudantes estiverem expostos à violência na escola. A violência escolar e o bullying também podem afetar seriamente a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes, com consequências negativas que persistem até a idade adulta

O presente relatório foi elaborado pela UNESCO e pelo Instituto de Prevenção da Violência Escolar da Universidade de Mulheres Ewha, para o Simpósio Internacional sobre Violência Escolar e Bullying: Das Evidências à Ação, realizado de 17 a 19 de janeiro de 2017, em Seul (República da Coreia). O seu objetivo consiste em fornecer um panorama dos dados mais recentes disponíveis sobre a natureza, a abrangência e o impacto da violência escolar e do bullying, bem como sobre as iniciativas que abordam o problema.




quinta-feira, 23 de maio de 2019

Reaproximação de culturas | BUSOS





Buso by Tamas Soki on Exposure



No desfile de carnaval, chamado busos, as pessoas vestem-se com trajes semelhantes e máscaras assustadoras de madeira, usando diversificados e barulhentos objetos de madeira. 

Começa tradicionalmente no sétimo fim de semana antes da Páscoa para afastar o inverno, e é o reviver de uma antiga lenda:  durante a ocupação turca da Hungria, os croatas atravessaram o rio Danúbio para emboscar as tropas turcas de Osmanli, que escaparam em pânico ao ver as figuras aterrorizantes. 





ETCetera Teatro & Companhia






Atores do elenco de Os Maias na companhai de alunos da Camilo




Escrevendo Os Maias, Eça problematiza setenta anos de liberalismo constitucional, evidenciando, a partir de um olhar francês, tanto o progresso civilizacional existente em Portugal quanto a vacuidade das elites políticas e intelectuais. Neste sentido, sob a história de amor incestuosa entre Carlos e Maria Eduarda, a maioria dos capítulos d`Os Maias e a maioria das personagens encerram uma lição sobre os momentos da história contemporânea de Portugal, mas em nenhum capítulo, como em nenhuma personagem, Eça propõe uma lição dogmática, definitiva ou exclusiva sobre o futuro de Portugal – é esta a lição do novo humanismo crítico de Eça, a certeza de que Portugal, monárquico ou republicano, pobre ou rico, moderno ou arcaico, dura (como escreve em 1890).
- Miguel Real, e-Cultura


Leituras | Os Maias



Representação teatral



 



Na passada segunda-feira, dia 20 de maio, os alunos do 11º ano deslocaram-se ao auditório do IPDJ para assistir à representação teatral de Os Maias pela companhai ETCetera Teatro.


O espetáculo, que teve cerca de uma duração de cerca de duas horas e dez minutos, não dececionou: os atores  estiveram à altura do texto queirosiano e proporcionaram-nos um excelente momento de cultura e lazer.

Excelente trabalho! 






 







quarta-feira, 22 de maio de 2019

Os povos indígenas


Saber +



10 things to know about indigenous peoples by United Nations Development Programme on Exposure



Fake News: como detetá-las?


5 passos para detetares notícias falsas








1º passo: Verifica o meio de comunicação

2º passo: Verifica o autor

3ª passo: Verifica as referências

4ª passo: Pensa antes de partilhares

5º passo: Junta-te aos caçadores de mitos

FAKE NEWS: o que é?









Segundo o Urban Dictionary




Década internacional para a reaproximação das culturas









A Década Internacional para a Reaproximação das Culturas (IDRC) baseia-se no forte impulso criado e nas conquistas tanto da Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo (2001-2010) como do Ano Internacional para a reaproximação das culturas (2010).

A atual onda de conflitos, atos de violência e intolerância exige ações urgentes. Povos e nações têm que unir forças para o desenvolvimento de uma consciência global universal livre de estereótipos e preconceitos. A Década Internacional para a Reaproximação das Culturas deve ser entendida como um compromisso para atender a essa urgente necessidade de levar em conta e demonstrar claramente novas articulações entre a diversidade cultural e os valores universais.

A “aproximação das culturas” implica que a segurança internacional e a inclusão social não podem ser alcançadas de forma sustentável sem o compromisso com princípios como a dignidade humana, o convívio e a solidariedade, que são as pedras angulares da convivência humana, em todas as fés e ideologias seculares.




terça-feira, 21 de maio de 2019

Dia mundial das abelhas


20 de maio


No Dia Mundial das Abelhas, ONU alerta para queda global do número de polinizadores


 
Polinizadores: os nossos aliados contra a mudança climática



Sabia que nossos polinizadores ajudam a minimizar o risco de mudança climática? Como? Através de sua diversidade. Os polinizadores têm diferentes características e respostas a várias temperaturas e habitats, o que significa que temos polinizadores adequados a diferentes climas. 

A sua diversidade não garante apenas a polinização para as condições atuais, mas também as futuras. 

Proteger a diversidade de polinizadores pode garantir o nosso futuro alimentar!



sábado, 18 de maio de 2019

Falar com rodeios





A condição humana, Magritte




Os menores tornaram-se crianças e jovens.   
Os ladrões, gatunos ou larápios passaram a amigos do alheio.   
Os pretos tornaram-se negros, pessoas de cor e africanos.   
Os velhos passaram a idosos, anciãos, terceira idade, seniores e senadores. 
Interditos e inabilitados são agora beneficiários ou acompanhados. 
O seu interrogatório (estigmatizante?) passou a audição.
O tutor é acompanhante.   
O marido passou a esposo, cônjuge e parceiro.
A mulher passou a esposa, cônjuge e parceira.     
As hospedeiras são assistentes de bordo.   
Os cegos passaram a invisuais.  
Carecas a calvos.  
Os gordos a obesos.   
Carecas, cegos, desdentados, surdos e mudos a portadores de deficiência.          
O chumbo passou a reprovação, eliminação, exclusão, não admissão e retenção. 
A aprovação a admissão, aceitação, integração e inclusão.
O patrão tornou-se chefe e empregador. 
O trabalhador passou de subordinado a colaborador.      
Os despedidos passaram a dispensados, colaboradores dispensados ou cessantes. 
Professor passou a docente.    
Aluno a estudante e discente.
Destruir a descartar.   
Casas de pasto a restaurantes.   
Retrete a casa de banho e sanitários.  
O sexo passou a género.
Prostitutas, prostitutos, gigolos, poliamores a trabalhadores de sexo.  
Falamos com rodeios.  
Com perífrases.   
Queremos ser perifrásticos. 
Com expressões não frontais, por vezes barrocas, elitistas e tribais.  
Pretendendo ser neutras, inócuas, inofensivas, civilizadas e tolerantes. 
E politicamente corretas.   
Querendo marcar a diferença entre a barbárie e a civilização?   
Como sinal da nossa tolerância para com o Outro?  
Ou pelo medo de usar palavras que se convencionou serem minimais e estigmatizantes?  


Joaquim Miguel de Morgado Patrício 

Crónicas Plurais, in Raiz e Utopia - Centro Nacional de Cultura

14.05.2019 


sexta-feira, 17 de maio de 2019

Dia internacional dos museus / Noite internacional dos museus 2019


18 de maio







O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Para 2019, o tema escolhido é: Os museus como plataformas culturais - Museus e cidadania. 

Numa sociedade sujeita a constantes transformações, os museus são plataformas culturais que, para além da sua missão de colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor, devem proporcionar aos visitantes as oportunidades de criar, compartilhar e interatuar. Assim, e cada vez mais, estas instituições concentram-se nas suas comunidades, auscultando as necessidades e os interesses das mesmas, procurando ir ao seu encontro, reinventando-se e definindo estratégias inovadoras para atrair diversos públicos.

Este ano, na Noite Internacional dos Museus, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, os museus portugueses organizam múltiplas atividades – espetáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras -, convidando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.

CONSULTE O PROGRAMA!




Blimunda #83/84




MARÇO-ABRIL 2019




Descaregar (pdf)
Ler no Scribd


A mais recente edição da Blimunda é um número duplo, abril e maio, e tem os seguintes destaques: a 1ª edição do FELPO (Festival da Língua Portuguesa) que teve como cenário Salvador, a cidade de Jorge Amado, no Brasil; uma visita aos alfarrabistas de Lisboa em busca de publicações relacionadas com o 25 de abril; um texto sobre um encontro internacional realizado em Albergaria-a-Velha para discutir o futuro das bibliotecas.

Na secção Saramaguiana o escritor espanhol Manuel Vilas, autor do aclamado Ordesa – Em tudo havia beleza, conta, num texto escrito em 1999, sobre o seu encontro com José Saramago.

E ainda, como de costume, as secções fixas: Estante, Leituras do Mês, A Casa da Andrea, Espelho Meu, And the winner is… e Agenda.

Boas leituras!


Fundação José Saramago



quinta-feira, 16 de maio de 2019

50º aniversário do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação



"Os avanços tecnológicos, como o 5G e a Internet das Coisas, têm o potencial de gerar consideráveis benefícios sociais e económicos e de impulsionar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". 
- Secretário-Geral da ONU, António Guterres



Estabelecer padrões é um pilar fundamental da missão da International Telecommunication Union /ITU como agência especializada das Nações Unidas para as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Os padrões da ITU ajudam a acelerar as TICs para todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O tema de 2019  - Bridging the standardization gap - permitirá que os membros da ITU e outras partes interessadas se concentrem nas oportunidades para a:

  • participação dos países em desenvolvimento no processo de elaboração de normas da ITU;
  • capacitação de especialistas locais no processo de padronização nos níveis nacional, regional e internacional; 
  • promoção da implementação de normas internacionais nos países em desenvolvimento.





Materiais promocionais  🚪 🚪 🚪


Rádio





Televisão




Telefone




Internet


Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação






O Dia Mundial das Telecomunicações (WTD) é celebrado anualmente, no dia 17 de maio, desde 1969. A data marca o aniversário da fundação da União Internacional de telecomunicações (International Telecommunication Union / ITU), em 17 de maio de 1865, quando foi assinada a primeira Convenção Telegráfica Internacional em Paris. Em 1973, o evento foi formalmente instituído na Conferência de Plenipotenciários da ITU em Málaga-Torremolinos, Espanha. Todos os anos, um tema atual é escolhido e os eventos que celebram esse tema ocorrem em todo o mundo.

Com o crescimento da importância da tecnologia da informação, juntamente com as telecomunicações - especialmente a Internet -, foi reconhecido que o tema precisava de ser trazido à atenção do público. Em 2005, a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS) convidou a Assembleia Geral das Nações Unidas a declarar o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Sociedade da Informação (WISD). A cimeira foi concebida para promover o desenvolvimento de um sistema de segurança social. A Assembleia Geral da ONU decidiu, em março de 2006, que o Dia Mundial da Sociedade da Informação (WISD) realmente ocorreria todos os anos no dia 17 de maio. Mais tarde, em 2006, a Conferência de Plenipotenciários da ITU, em Antalya, na Turquia, decidiu combinar as duas celebrações como um Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WISDI).

O objetivo do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WISDI) é ajudar empresas e economias, bem como formas de divisão digital. O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WISDI), tal como os seus antecessores, concentra-se num tema específico para cada evento.

O tema escolhido para 2019 é: Bridging the standardization gap / Colmatando a lacuna da padronização