terça-feira, 31 de março de 2020

Curtas | O sapateiro







O SAPATEIRO - Um filme de David Doutel e Vasco Sá (2011) 




Sinopse: 

Um sapateiro embrulhado entre as memórias da sua vida e a sempre presente profissão, vive um momento crucial na sua existência. Acompanhamos um dia gigante na sua vida que será determinante no resumir do seu passado e na descoberta do seu rumo.


Palavras na lombada | Paula Rego






Paula Rego - Histórias e Segredos: O primo Basílio, Mistérios de Lisboa, Frei Luís de Sousa e As bodas de Deus




Resistir à desinformação científica


Prepare os alunos para resistir à falsa ciência 



Hoje em dia, o raciocínio baseado em evidências parece atacado. "A mudança climática é uma farsa", "No próximo mês, Marte parecerá quase tão grande quanto a lua cheia", "Os bebés que ouvem as nossas gravações desenvolvem QI mais alto". As redes sociais espalham desinformação ampla e rapidamente.


Os professores precisam de ajudar os alunos a examinar afirmações que parecem baseadas na ciência, mas que muitas vezes não o são. Esses materiais testados em sala de aula - um Guia do professor e quatro vídeos curtos - facilitam.




Guia do Professor


























Fonte: 
Resisting Scientific MisinformationTumblehome Books. Março 2020


domingo, 29 de março de 2020

Somos animais num mundo de germes




“Faça do alimento a sua medicina, e da medicina o seu alimento”- Hipócrates








Mãe, não gosto das batatas. Come só o morcego!



Somos animais num mundo de germes. E os vírus, essa coisa tão simples, no limite do vivo e não vivo, transmitem-se entre animais, têm mutações, procuram novos hospedeiros para se reproduzir. É o que é



Conforme muita da nossa saúde provém de uma boa alimentação, também boa parte dos nossos problemas de saúde tem origem no nosso consumo alimentar: por exemplo químicos, fungos, bactérias ou… vírus.

Episódios pandémicos sempre existiram… A palavra vem do grego (pan=tudo+demos=povo) e falavam por experiência própria: no séc. V AC, a Febre Tifoide dizimou 1/4 do exército ateniense no Egipto… Igualmente o Império Romano esteve a braços com este fenómeno, tendo no séc. III AC, a Peste de Cipriano chegado a todas as províncias e a matar 5 mil pessoas/dia em Roma… Na Idade Média, ficou famosa a Peste Negra que dizimou de 1/4 a 1/3 da população europeia… Mais recentemente, Gripe (incluindo os milhões de mortos da bem conhecida gripe espanhola), Tifo, Cólera, tiveram inúmeros e graves episódios…

Hoje, com o novo coronavírus, vivemos novo pesadelo.

Somos animais num mundo de germes. E os vírus, essa coisa tão simples, no limite do vivo e não vivo, algo minúsculo que conhecemos há pouco mais de 100 anos (o conceito é de 1898, mesmo a teoria microbiana das doenças, é de Pasteur em meados do sec… XIX), transmitem-se entre animais, têm mutações, procuram novos hospedeiros para se reproduzir. Enfim buscamos todos o mesmo: viver…

Porque é que isto acontece? Vejamos: O porco come de tudo? O tubarão é o caixote do lixo dos oceanos? Ora a espécie com maior espectro alimentar da história da vida é… O Homo sapiens!

Mas não é a mesma coisa comprar um bife no supermercado, de um animal doméstico, criado, morto, acondicionado, transportado e vendido debaixo de um apertado conjunto de normas, ou ir às compras ao mercado de Wuhan. Neste, como em centenas de outros mercados de animais selvagens chineses, por entre gaiolas ferrugentas, chão ensanguentado, enxames de insectos e cheiro pestilento, vendem-se mortos ou vivos de ratos a cães, de cobras a morcegos. Animais caçados e transacionados ilegalmente, muitos de espécies ameaçadas, quer para fins alimentares, quer para a medicina tradicional chinesa (da qual por estes dias ninguém se lembrará de pedir socorro).

Se há coisa que não podemos dizer é que desconhecíamos o perigo. Vários têm sido os avisos. Por exemplo num estudo de 2007 de Vincent et al. publicado na revista da American Society for Microbiology podíamos ler: «A presença de uma grande reserva de vírus do tipo SARS-CoV em morcegos-ferradura, juntamente com a cultura de comer mamíferos exóticos no sul da China, é uma bomba-relógio. A possibilidade de reemergência da SARS e outros vírus novos de animais ou laboratórios e, portanto, a necessidade de preparação não deve ser ignorada».


Esta é, novamente, altura de relembrar a importância da padronização e internacionalização de regras básicas de segurança e higiene. Estes mercados, em 2003, no auge da epidemia SARS, foram proibidos. No entanto, o tempo passa, a memória perde-se, as regras somem-se. Por estes dias o governo chinês voltou à proibição. Até quando?

João Adrião. Mãe, não gosto das batatas. Come só o morcego. In Jornal Observador, 29 de março de 2020

Guia | Formulários do Google





Ensino online | O que fazer e o que não fazer




Tradução do modelo OREO (Objetivos, Responsabilidade, Expectativa, Organização) para o ensino online, disponibilizado por Alison Yang.



Fonte: Carlos Pinheiro. Linha de Leitura - Um blogue de leitura e literacia. 28 de março de 2020. 


Leitura e escrita em ambiente digital (1)



Promover a Literacia Digital através de Dispositivos Móveis







WebQuest sobre Fernando Pessoa - Formação de Professores 
Formadora Adelina Moura 
PNL2027


sábado, 28 de março de 2020

QUIZZ | Dicionário de Eça de Queirós







A Imprensa Nacional pegou no grande Dicionário de Eça de Queiroz para construir mais um divertido passatempo especialmente dedicado a queirosianos fervorosos.

No final, pode verificar as suas respostas e obter informação adicional em «Todas as respostas».



Quiz criado por Prelo Blogue Editorial com GoConqr


Prelo-Imprensa Nacional, 23.01.2016


Rapariga com pera






Imagem: Abbey Lossing 

Educação mediática




Os dois primeiros podcasts (de quatro) sobre "Educação midiática e Educomunicação" contam com as presenças de Ismar de Oliveira Soares, Claudemir Viana e Maria Celia Giudicissi Rehder.








Palavras na lombada | A ilha dos escravos







A ilha dos escravos, a gaiola dourada, capitães de Abril. Cartas a uma Ditadura, Os gatos não têm vertigem.



Divulgação do Fundo Documental


Paula Rego | A dar um rosto ao medo



Documentário 


https://vimeo.com/296842706


Download |


sexta-feira, 27 de março de 2020

Teatro | Sugestões de Leitura




Dia Mundial do Teatro
Sugestões de Leitura
27 de março



Sugestões do Plano Nacional de Leitura para este dia.



Dia Mundial do Teatro



Mensagem da Sociedade Portuguesa de Autores 
por FERNANDA LAPA

"Apostemos na força do Teatro para as transformações que os nossos tempos exigem."







       POR QUE SE ESCOLHE SER DRAMATURGO  

É no Homem, nas suas urgentes e sangrentas ansiedades, que está a raiz da atual criação dramática.
Alguns dramaturgos realizam a descida aos infernos, testemunham o mundo tal como o veem através das grades do seu cárcere de angústia e desespero, despem os homens dos adereços enfeitantes que a prática de normas sociais seculares lhes emprestou, denunciam o desnaturado das relações humanas mais aceites e, em gritos agónicos de linguagem atomizada uivam a sua incapacidade de reajuntarem o que o uso, a mentira, a injustiça e o desamor separaram cruelmente.
Porque se escolhe ser dramaturgo e não romancista ou poeta? Esta opção traz implícitas muitas consequências e uma delas é que o homem de teatro necessita do público de uma maneira carnal, pois o teatro é, em si mesmo, a expressão artística mais carnal de todas, uma expressão em que o verbo ou a sugestão ou a situação emocional elaborada pelo autor, tem de ser encarnada por um actor, que cada vez que a peça está no palco a diz ao vivo para um público vivo. E se há pessoa mais ansiosa desse sentimento de aproximação, de comunicabilidade com o público, de amor, na ideia mais lata do termo, é o dramaturgo, que não prescinde dessa fusão carnal que constituem os elementos do teatro.
(palavras de Bernardo Santareno)


Neste ano em que se comemora o Centenário de um dos grandes dramaturgos portugueses que, pagando muito caro, nos ofereceu as mais ricas e complexas personagens do nosso teatro e os temas mais fracturantes da nossa sociedade do século XX, seria, para mim, impensável não o tornar centro e símbolo da luta constante da gente de teatro por uma Cultura Para Todos, onde o Teatro se inscreva como Serviço Público.

Sensível que sou às questões que afetam as mulheres no seu dia a dia – quer no que diz respeito ao âmbito social e familiar, quer na igualdade de direitos laborais, não posso deixar de referir que o Teatro português, como muito do teatro que se faz lá fora, continua a sofrer de um deficit democrático. As mulheres de teatro continuam em situação de subalternidade e isto apesar de nas Escolas Profissionais ou no Ensino Superior elas serem a maioria. O facto é: que há muito mais desemprego feminino no Teatro português, que a maior parte das Companhias existentes são dirigidas por homens, que as, poucas, que são dirigidas por mulheres, estão na cauda dos apoios estatais e que os apoios que recebem, além de escassos, se inscrevem, sobretudo, nos apoios Pontuais ou Bianuais. 

O medo e a recusa do Outro/Desconhecido, o medo e a recusa de encarar a realidade que nos cerca, onde o preconceito, o racismo, a homofobia, a xenofobia, a guerra e a pobreza, teimam em se instalar, são temáticas a que o Teatro português não pode alhear-se, sob pena de se autodestruir, renegando assim o Teatro dos grandes Mestres, desde os Gregos a Shakespeare, desde Gil Vicente a Brecht ou a Caryl Churchill – em suma todos aqueles que nos continuam a emocionar e a fazer pensar. Amar o Teatro e o Público não é um conceito abstracto. Amar não pode ser uma palavra sem conteúdo e, tal como a palavra Drama, contém o sentido de acção. Porque amo, eu actuo em favor de quem, ou daquilo que eu amo. Muitas vezes para defender esse amor é preciso lutar. E é por isso que nós, homens e mulheres de Teatro, homens e mulheres do Público temos o dever imperioso de continuar a lutar por um Teatro digno do nosso País e por uma classe teatral dignificada.

Aproveitemos este dia 27 de março de 2020, para proclamar que todo o ano terá de ser de Teatro. Exijamos um Plano de Desenvolvimento Teatral com futuro. Apostemos na força do Teatro para as transformações que os nossos tempos exigem. E porque março é o mês das Mulheres procuremos a igualdade nesse Plano. E porque conhecemos as condições miseráveis em que muitos dos nossos reformados vivem considere-se nesse Plano um sistema de remunerações digno.

Viva o Teatro, os seus agentes e o seu público.


Fernanda Lapa
(Actriz, Encenadora e Directora da Escola de Mulheres-Oficina de Teatro)



quinta-feira, 26 de março de 2020

Re-Imaginar a escola






Mais de 9 em 10 educadores estão interessados ​​nos benefícios da tecnologia.

As salas de aula do futuro

O que pensam os educadores?

  • 98% pensam que o vídeo interativo será importante para a educação no futuro.
  • 98% antecipam currículos de ritmo próprio.
  • 98% acreditam que o vídeo desempenhará um papel importante na personalização da educação.
  • 89% estão interessados ​​no vídeo VR / AR / 360.

Os benefícios da tecnologia

Maior alcance: 1 em cada 3 profissionais da educação vê o vídeo como uma maneira de alcançar os alunos que não têm acesso à aprendizagem em sala de aula. 
Aprendizagem ao longo da vida: mais do que nunca, os alunos precisarão de continuar a aprender novas habilidades ao longo de suas vidas.
Revolução AI (Inteligência Artificial): de 1995 a 2014, o uso das TIC mais do que duplicou nos países da OCDE, e continua a crescer - os alunos precisam de habilidades digitais para ter sucesso.
Diversas carreiras: 1 em cada 3 jovens de quinze anos de idade pretende seguir uma das 10 ocupações mais populares, independentemente de elas virem a ser procuradas no futuro ou não.
A tecnologia fornece uma maneira de mostrar aos alunos uma ampla gama de oportunidades.
86% dos educadores acham que os alunos precisam de habilidades de captura de vídeo para ter sucesso no seu futuro local de trabalho.

Usar o vídeo para maximizar o tempo da sala de aula


As instituições educacionais dizem que o vídeo aumenta:
  • Satisfação do aluno: 91%
  • Resultados dos alunos: 82%
  • Colaboração do educador: 80%
  • Desenvolvimento profissional: 80%
De 2014 a 2019, os educadores aumentaram o uso do vídeo para:
  • Trabalhos dos alunos
  • Captura de eventos no espaço escolar
  • Instruções invertidas ("Flipped instructions")
  • Introduções pessoais na aprendizagem online
  • Feedback (comentários sobre as tarefas)

O que é isso?

Ensino Tradicional
Na sala de aula: Os professores corrigem os trabalhos de casa e apresentam novos conteúdos.
Fora das aulas: Os alunos fazem os trabalhos de casa para praticar novas aprendizagens. A instrução é de 35% centrada no aluno e 65% centrada no professor.
Foco invertido (Flipped focus)
Fora da sala de aula: os alunos aprendem novos conteúdos através de vídeos e da tecnologia.


Na sala de aula: os alunos discutem e exploram aplicativos. A instrução é 80% centrada no aluno e 20% centrada no professor.

Benefícios da aula invertida
Aumenta o envolvimento dos alunos, o que, por sua vez, melhora os resultados da aprendizagem. A aprendizagem é mais colaborativa, ajudando os alunos a desenvolver habilidades pessoais. Os professores levam os alunos a investigar ideias e a orientar a autodescoberta.

Possíveis desvantagens
As salas de aula podem ficar mais ativas, barulhentas e perturbadoras. Os alunos podem ter problemas para se concentrar num ambiente de aprendizagem invertido. As instruções invertidas devem ser bem executadas para serem bem sucedidas.
Deixados para trás:
  • Nos EUA, quase 18% das crianças em idade escolar não têm acesso à Internet em casa - o que significa que não podem fazer os trabalhos de casa, principalmente se depender de tecnologia.
  • Bibliotecas públicas, escolas e doadores corporativos estão a trabalhar para fornecer pontos de acesso sem fio aos alunos necessitados.
  • A instalação do Wi-Fi nos autocarros escolares permite que os estudantes rurais aproveitem as viagens mais longas.

Chatbots Para Educação

Como os chatbots* melhoram a aprendizagem
  • Aprendizagem por intervalos espaçados: Ao rever o material repetidamente ao longo do tempo, o aluno consegue lembrar-se melhor do que aprendeu.
  • Os algoritmos de software podem prever quando vai começar a esquecer o que aprendeu e os lembretes para otimizar a memorização. 
  • Feedback imediato: os alunos que recebem feedback imediato mostram melhoras maiores do que aqueles que recebem feedback atrasado. 
  • Os professores nem sempre conseguem classificar uma redação, mas uma IA pode - pode até pontuar trabalhos com precisão de 92%, em comparação com classificadores humanos. 
  • Aprendizagem individualizada: os chatbots podem acompanhar o desempenho dos alunos e ajustar o currículo para melhor atender às suas necessidades individuais.
  • Os chatbots servem como um guia para ajudar a acelerar a aprendizagem, não como um substituto de um professor.
Snatchbot
  • Chatbot gratuito que pode ser incorporado em plataformas de aprendizagem como o Blackboard. 
  • Pode ser programado com respostas a perguntas frequentes relacionadas com o currículo do curso.
  • Fornece respostas com links e imagens para ajudar a orientar os alunos durante o curso.
  • Dá aos alunos respostas imediatas e alivia a carga de e-mails dos professores.
Projeto Summit Learning
  • Os chatbots adaptam a aprendizagem a cada aluno, permitindo uma aprendizagem individualizada. 
  • Atua como um tutor virtual que observa os pontos problemáticos dos alunos e ajusta-se às suas necessidades. 
  • Os professores podem concentrar-se na criação de aulas, enquanto os chatbots assumem o ritmo e a avaliação à medida que os alunos passam de uma aula para a seguinte.
Jill Watson
  • Chatbot construído no Watson da IBM e treinado usando dados do fórum do curso.
  • Criado por Asok Goel, na Georgia Tech, e adicionado a um curso online como assistente de ensino - os alunos não tinham ideia de que Jill era realmente uma IA.
  • Jill responde a perguntas técnicas de rotina - Como "Onde encontro ___?"
Comunicação com os pais
  • Ferramentas como o Facebook Messenger e Remind ajudam o professor e a equipa a comunicar com os pais e alunos mais velhos fora da sala de aula.
  • MAS, também pode fornecer respostas quando não estão disponíveis para "bate-papo".
  • Respostas pré-programadas para consultas de rotina.
  • Respostas automáticas a mensagens fora do horário comercial.
O futuro da educação, personalizado através da tecnologia.
Repensando escolas


* Chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana num chat. Dessa forma, é possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o utilizadpr e um “robô”.

Fonte:
Best Education Degrees - Re-Imagining Schools. 2020

Referências:

https://corp.kaltura.com/wp-content/uploads/2019/07/The_State_of_Video_in_Education_2019-1.pdf https://www.disability.illinois.edu/sites/default/files/Spaced%20Interval%20Learning%20Technique .pdf
http://www.oecd.org/education/Envisioning-the-future-of-education-and-jobs.pdf
https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1151444.pdf
https: // www.pewresearch.org/fact-tank/2015/04/20/the-numbers-behind-the-broadband-homework-gap/
https://www.usnews.com/high-schools/blogs/high-school- notes / articles / 2017-10-02 / como ajudar os alunos do ensino médio sem acesso à Internet em casa
https://blog.interactiveschools.com/blog/chatbots-can-they-work-for-your -school
http://www.iacis.org/iis/2018/4_iis_2018_44-52.pdf?fbclid=IwAR2XfBGFzj0ZyOzf7HEpyhLSKqiw3EsCHnhmROCsBFsJ_fKevMl35-tBXgk
https://blog.digistorm.com.au/how-messenger-bots-are-being-used-in-education
https://qz.com/688048/a-professor-built-an-ai-bot-to -faça-o-ensino-mais-fácil-substituí-lo-em-um-dia / remember.com
https://elearningindustry.com/chatbots-in-education-applications-chatbot-technologiessnatchbot.me/education
https://venturebeat.com / 2018/05/28 / escolas-chinesas-estão-testando-ai-que-notas-papéis-quase-bem-como-professores /
https://blog.interactiveschools.com/blog/chatbots-can-they -work-for-your-school
https://www.edutopia.org/blog/tips-providing-students-meaningful-feedback-marianne-stenger

A vida triunfa em casa




Um poema de José Jorge Letria



Imagem: Pixabay


Esta ausência não foi por nós pedida,
este silêncio não é da nossa lavra,
já nem Pessoa conversa com Pessoa,
com o feitiço sempre imenso da palavra

Este tempo só é o nosso tempo
porque é nossa a dor que nos sufoca
e faz de cada dia a ferida entreaberta
do assombro que esquivando-se nos toca

Esta ausência é dos netos, dos filhos, dos avós,
é a casa alquebrada pelo medo,
é a febre a arder na nossa voz
por saber que o mal a magoa em segredo

Este silêncio é um sussurro tão antigo
que mata como a peste já matava;
vem de longe sem nada ter de amigo
com a mesma angústia que nos castigava

Esta ausência é uma pátria revoltada
que se fecha em casa sempre à espera
que a febre não a vença nem lhe roube
a luz mansa que lhe traz a Primavera

Esta casa somos nós de sentinela,
à espera que a rua de novo nos console
e que festeje debruçada à janela
a alegria que só nasce com o sol

Esta ausência mais tarde há de ter fim,
por nada lhe faltar nem inocência;
que se escute o desejo de saúde
anunciando que vai pôr fim à inclemência

Que se abram as portas e as janelas,
que o medo, derrotado, parta sem destino
por ser esse o sonho colorido
que ilumina o riso de um menino.

José Jorge Letria
20 de Março de 2020


terça-feira, 24 de março de 2020

Como a tecnologia está a moldar a sala de aula do futuro




A tecnologia pode ajudar educadores e alunos a obter melhores resultados em menos tempo através da personalização e da inovação.

Nove em cada dez educadores estão interessados ​​em usar a tecnologia na sala de aula. Os benefícios são óbvios: pode ajudar a personalizar a aprendizagem, aumentar a capacidade e o envolvimento ou a desenvolver novas habilidades e esquemas de aprendizagem.

Do Best Education Degrees, vem um novo infográfico que descreve a tecnologia e a ciência por trás da sala de aula da próxima geração.

O infográfico descreve a situação atual e as expectativas em relação à aprendizagem por vídeo, inteligência artificial, chatbots e ferramentas para se comunicar com os pais.

Aqui estão os destaques mais interessantes:
  • 98% dos educadores pensam que o vídeo interativo será importante para a educação no futuro
  • Instituições educacionais dizem que o vídeo aumenta a satisfação dos alunos em 91% e o desenvolvimento profissional em 80%
  • Os chatbots podem acompanhar o desempenho dos alunos e ajustar o currículo para melhor atender às suas necessidades individuais
  • 86% dos educadores acham que os alunos precisam de habilidades de captura de vídeo para ter sucesso no seu futuro local de trabalho 
  • Ferramentas como o Facebook Messenger e Remind ajudam o professor e a equipa a comunicar com os pais e os alunos mais velhos fora da sala de aula.



Re-Imagining Schools
Source: Best Education Degrees




Fonte:
Ola Kowalczyk. How technology is shaping the classroom of the future. Publicado em 24 de fevereiro de 2020.  


Literacia digital móvel







A biblioteca como metáfora




alyciamartinstream3
Biblioteca e projeto, de Israel Ortiz Zires . Tese de Mestrado, junho 2008






Derivados da leitura do livro do escritor argentino Alberto Manguel, historiador da biblioteca, cito os capítulos apresentados no seu ensaio “A biblioteca à noite”, mencionando os momentos que considero importantes para as bibliotecas e arquitetura refletirem sobre este documento, ilustrando o que, como arquiteta, devo considerar como exercício de reflexão sobre o tema das bibliotecas, a partir de uma abordagem narrativa que reflete a relação entre arquitetura e literatura, apoiando-nos nos textos “Arquitetura e hermenêutica” dos dossiês de pesquisa da linha "Arquitectonics".


No ensaio, as associações que são feitas sobre a biblioteca são as seguintes:

I. A biblioteca como mito

II. A biblioteca como ordem

III. A biblioteca como espaço

IV. A biblioteca como poder

V. A biblioteca como sombra

VI. A biblioteca como forma

VII. A biblioteca é aleatória

VIII. A biblioteca como oficina

IX. A biblioteca como mente

X. A biblioteca como ilha

XI. A biblioteca como sobrevivência

XII. A biblioteca como esquecimento

XIII. A biblioteca como imaginação

XIV. A biblioteca como uma identidade

XV. A biblioteca como lar


Todos estes subtítulos são sugestivos para tentar estabelecer paralelismos e, como exercício, incorporar conscientemente (já que isso acontece de qualquer maneira) a narrativa na arquitetura e vice-versa.

Universo Abierto - Blog de la biblioteca de Traducción y Documentación de la Universidad de Salamanca. 8 de janeiro de 2019.


Workshop de Banda Desenhada







No passado dia 13 de março, os alunos do 10ºJ tiveram uma aula diferente na disciplina de Alemão. Deslocaram-se à Biblioteca para participar num workshop sobre Banda Desenhada, orientado pela professora Margarida Seixas.








Nesta aula, para além de ficarem a conhecer a ferramenta de BD Storyboard That, também tiveram a oportunidade de saber mais sobre os códigos de escrita / leitura deste tipo de texto e de produzir tiras alusivas ao Covid-19.

Eis os resultados!




    Portuguese people treating CORONAVIRUS on the beach!
Gabriel Santos e Gonçalo Mourão 10ºJ




Gonçalo Penelas, Fábio Marinho e Luís Coutinho 10ºJ




Misunderstood
Isabella Silva e Francisca Torgo 10ºJ





Stay Safe
Carolina Alves e Eva Peixoto 10ºJ





João Pedro Pereira e Tiago Quinteira 10ºJ





Manuel Palma e Tiago Dias 10ºJ





Ana Silva e Pedro Pinto 10ºJ




Telma Afonso e Andreia de Jesus 10ºJ




Marta Videira e João Francisco Rainho 10ºJ








📚Semana da Leitura 2020