sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Abril depois de abril | Exposição: Adriano 80

 

 

 

















Ficha técnica

Pesquisa e recolha: Nuno Filipe Rodrigues

Organização e textos: Manuel João Gomes, Manuel Matos, Manuel Pires da Rocha, Nuno Filipe Rodrigues e Olga Dias

Tratamento fotográfico: Gastão Travado

Grafismo e desenho: João Mascarenhas

Vídeo: Ana Mesquita, Gastão Travado e Ricardo Matos

Apoio e impressão: Lusoimpress, Avintes

Edição: Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, Avintes


Saber fazer perguntas é mais importante que saber as respostas

 

 

 

 




Advogada e professora, Marilda Silveira pesquisa e orienta estudantes sobre democracia, novas tecnologias e participação feminina na política. Nesta palestra, ela descreve como nossa mente é boa em procurar respostas, mas para as mesmas perguntas.


Literacia financeira | Orçamento e Inflação - 7º C

 

 

 







 

No passado dia 28 de setembro de 2023, os alunos do 7º C estiveram na Biblioteca para participar numa sessão de formação sobre literacia financeira, com os formadores Viviane Veloso e Carlos Barbosa do Banco de Portugal (sucursal de Viseu). Orçamento e inflação foi o tema abordado.

Os alunos participaram ativamente na sessão, tendo colocado questões muito pertinentes aos especialistas convidados.

Atividade foi desenvolvida pela Biblioteca, em articulação com a professora de  Cidadania, Dra. Celeste Ribeiro. 

 


Sugestão de leitura: O livro completo de origami

 

 



Instruções passo a passo em mais de 1000 diagramas: 37 modelos originais

 

Revista de Ciência Elementar


 

 Capa da Revista de Ciência Elementar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já está disponível a edição Julho-Setembro 2023 da Revista de Ciência Elementar.

Com esta edição da Revista de Ciência Elementar (RCE) inaugura-se uma nova fase na sua publicação que passará a ser apenas em suporte digital, livremente disponível para todos por transferência (download) a partir do portal da Casa das Ciências.
 
 

Literacia financeira | Orçamento e inflação - 7º A

 

 

 







 

No passado dia 28 de setembro de 2023, os alunos do 7º A estiveram na Biblioteca para participar numa sessão de formação sobre literacia financeira.

Os formadores foram a Dra. Viviane Veloso e o Dr. Carlos Barbosa do Banco de Portugal (sucursal de Viseu).

Tema abordado: Orçamento e inflação.

Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de colocar questões relativas a situações do quotidiano, em particular sobre a inflação. 

Atividade foi desenvolvida pela Biblioteca, em articulação com a professora de  Cidadania, Dra. Celeste Ribeiro. 

 

 

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Dia Internacional do Acesso Universal à Informação

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"A UNESCO trabalha para proteger e promover o acesso à informação como um direito humano fundamental e um passo essencial para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Como parte destes esforços, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 28 de Setembro como o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação – reconhecendo o seu papel no desenvolvimento, na democracia e na igualdade."

Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Abril depois de abril | Exposição: Adriano 80

 

 #50anos25abril | #rbe50anos25abril

 

 
















 

Adriano 80 - Exposição evocativa da vida e obra de Adriano Correia de Oliveira, na ES Camilo Castelo Branco, a partir de amanhã.

Data: De 28 de setembro, a 31 de outubro de 2023

Local: Átrio da escola

Parceria: Centro artístico, cultural e desportivo Adriano Correia de Oliveira





O Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira foi criado em 16 de outubro de 1995, data da morte do músico, com o objetivo de “homenagear, honrar e promover” a vida e a obra do artista.


 

Abril depois de Abril

 

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Literacia da leitura | Formação de utilizadores - 9º B

 

Projeto "10 Minutos a Ler"

 






  


Na passada quinta-feira, dia 21 de setembro, os alunos do 9º B estiveram na Biblioteca, acompanhados da professora de Português, Dra. Marília Vieira, para participaram numa sessão de formação sobre a coleção impressa da Biblioteca e escolherem os livros para o projeto 10 Minutos a ler.

 

Literacia financeira | Orçamento e Inflação

 

 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No próximo dia 28 de setembro, a Biblioteca vai promover uma sessão de literacia financeira - Orçamento e inflação - com os alunos do 7º A e do 7ºC, às 10:20 e às 11:20, respetivamente. 
 
Formador: Dr. Carlos Barbosa e Dra. Viviane Beloso

Atividade articulada com a disciplina de Cidadania. 
 
Parceria: Banco de Portugal


Formação de utilizadores | 7º C

 

 

 











 

 

 

 

 

 

 

No passado dia  20 de setembro, os alunos do 7ºC deslocaram-se à Biblioteca acompanhados pela professora de Português, Dra Marília Vieira, para participarem numa sessão de formação de utilizadores.

No final, fizeram uma visita guiada aos Arquivos, onde puderam conhecer o espólio colonial (livros impressos e objetos de artesanato).

A sessão foi orientada pela Professora Bibliotecária, coordenadora da Biblioteca.

 

    
 

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Literacia da informação | Formação de utilizadores




 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nos meses de setembro e outubro, decorrem, na biblioteca da ES Camilo Castelo Branco, sessões de formação para as literacias, que incluem formação de utilizadores e uma visita guiada aos arquivos, dirigida a todos os alunos da escola.

A participação nestas sessões faz-se mediante inscrição, na Biblioteca.
 
 

 

Farmácia Literária | Ler & Escrever com a Biblioteca

 

 


 

No passado dia  22 de setembro, os alunos do 10º H deslocaram-se à Biblioteca, na aula de Português, para realizar uma atividade de escrita & leitura - a Farmácia literária.

Em pares, escolheram um livro da coleção da Biblioteca e elaboraram a respetiva bula literária. 

 


 



 

domingo, 24 de setembro de 2023

Como usar a vírgula

 


Neste vídeo, são apresentadas algumas sugestões sobre o seu modo de utilização.

 

 


sábado, 23 de setembro de 2023

Projeto de leitura


 

 

Projeto_de_Leitura_PNL 

 

 Download |



"Neste guia, apresentamos algumas orientações essenciais para a implementação dos Projetos de Leitura, previstos nas Aprendizagens Essenciais, do 3.º ao 12º anos. Os projetos de leitura servem o propósito de formar leitores autónomos, que ganham hábitos e gosto pela leitura, e que percebem o seu percurso como leitores. O importante é que os alunos percebam que não se é bom ou mau leitor, mas que todos, enquanto leitores, estamos em permanente evolução e podemos sempre progredir. Outro aspeto a ter em conta é que este projeto de leitura é pessoal: para além de o leitor saber em que parte do seu processo se encontra, conhece também os seus gostos, preferências e interesses.

As etapas que apresentamos neste guia são fundamentais e exequíveis, independentemente dos formatos escolhidos pelos professores para implementar o Projeto de Leitura. São apresentadas sugestões que podem ser adaptadas a diferentes anos de escolaridade, a diferentes formatos e com os grafismos e suportes que os docentes preferirem utilizar. Pretendemos fornecer ferramentas que se ajustem aos diferentes contextos e que facilitem o pleno desenvolvimento dos projetos de leitura a nível nacional."
 
PNL2027 
 
 
 

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem

 

 


 

 

"Da maneira como nos mantemos informados à maneira como tomamos decisões, a inteligência artificial (IA) está a tornar-se omnipresente na nossa economia e na nossa sociedade. Naturalmente, chegou também às nossas escolas. A AI no domínio da educação já não pertence a um futuro distante. Já está a mudar a forma como as escolas, as universidades e os educadores trabalham, bem como a forma como os nossos filhos aprendem. Está a tornar os contextos educativos mais reativos, ajudando os professores a dar resposta às necessidades específicas de cada aluno. Está a tornar-se rapidamente um elemento central em matéria de tutoria personalizada e de avaliação. E está a mostrar cada vez mais o seu potencial para fornecer informações preciosas sobre o progresso dos alunos. O impacto da IA nos nossos sistemas de educação e formação é inegável e aumentará ainda mais no futuro."
 

 

A Comissão Europeia lançou o documento intitulado Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem que ajuda as escolas a integrar esta tecnologia em quatro áreas principais:
  • criação de sistemas de tutoria inteligentes e individualizados para o ensino dos alunos, apoio aos alunos de forma individualizada; 
  • apoio aos professores, nomeadamente na avaliação;
  • monitorização de alunos e até criação de recursos pedagógicos;
  • apoio aos sistemas, como por exemplo na análise dos dados das escolas, no diagnóstico de dificuldade de aprendizagem ou até em serviços de orientação.