domingo, 6 de abril de 2025

Nivelando o campo de jogo: desporto para a inclusão social

 

 

"É importante ressaltar que o esporte transcende fronteiras e promove tolerância, perseverança e respeito dentro e entre culturas... para promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas."


 

 

O Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz (IDSDP) é comemorado anualmente em 6 de abril para reconhecer o poder do desporto em promover mudanças positivas, superar barreiras e transcender limites.

Na preparação para o Second World Summit for Social Development 2025,  concentra-se no tema "Inclusão Social", com foco nos grupos mais marginalizados, bem como em idade, género e raça. O tema deste ano visa desafiar estereótipos, promover oportunidades iguais e permitir o desporto inclusivo para todos, independentemente de idade, género ou raça. Ele destaca o papel do desporto como uma força unificadora que promove a inclusão e sociedades mais equitativas, ao mesmo tempo em que é uma plataforma poderosa para o diálogo para enfrentar preconceitos e inspirar mudanças positivas em todo o mundo.

O IDSDP 2025 servirá como uma plataforma para explorar soluções sobre como o desporto pode servir como uma ferramenta para maior inclusão social e o progresso.

 

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Celebração do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo de 2025

 

 



 

A comemoração do Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo de 2025, sob o tema "Promovendo a Neurodiversidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU", destaca a interseção entre a neurodiversidade e os esforços globais de sustentabilidade, mostrando como políticas e práticas inclusivas podem impulsionar mudanças positivas para indivíduos autistas em todo o mundo e contribuir para a realização dos ODS. 

terça-feira, 1 de abril de 2025

Para quê ler os clássicos?

 


Se nós olharmos para as melhores empresas do mundo e virmos onde é que essas pessoas estudaram, elas estudaram em universidades e em escolas onde estudaram os clássicos gregos em profundidade.
É um fator decisivo.

Eles aprenderam a pensar.
[...]
É aí que, curiosamente, reside a maior diferença entre os países que se desenvolvem e os que não se desenvolvem.
É preciso os fablabs, mas é preciso as bases e as bases são os clássicos gregos.
E estas duas componentes, a cultura clássica e a ligação à tecnologia, e o objectivo de criar rodutos para o mundo e saber fazer, penso que poderá ter um enorme impacto nesta bomba social que nós temos em Portugal.
E é só, obrigado.


 

 

III Painel - Seminário de Inovação e Empreendedorismo Social, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no dia 9 de Julho de 2010, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Novidades nas bibliotecas escolares!!