terça-feira, 30 de abril de 2019

TOP+ da Leitura | 2º Período











No 2º Período do ano letivo de 2018-2019, o Prémio Top+ da Leitura, atribuído ao melhor leitor da BE - aluno(a) com mais requisições para leitura domiciliária - foi para o aluno Francisco Rodrigues Mafra, do 10º B. 



Parabéns, Francisco!
Continuação de boas leituras!


segunda-feira, 29 de abril de 2019

Media para a democracia





O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 1993, seguindo a recomendação da Conferência Geral da UNESCO. Desde então, 3 de maio, o aniversário da Declaração de Windhoek, é comemorado mundialmente como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

É uma oportunidade para:

  • celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
  • avaliar o estado da liberdade de imprensa em todo o mundo;
  • defender os media de ataques à sua independência;
  • prestar homenagem aos jornalistas que perderam as suas vidas no cumprimento do dever.


Tema 2019 | Media para a Democracia: Jornalismo e Eleições em Tempos de Desinformação

A 26ª celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é organizada em conjunto pela UNESCO, a Comissão da União Africana e o Governo da República Federal Democrática da Etiópia. O evento principal terá lugar em Adis Abeba, de 1 a 3 de maio, na sede da União Africana. O tema deste ano “Media para a Democracia: Jornalismo e Eleições em Tempos de Desinformação” discute os desafios atuais enfrentados pelos media nas eleições, juntamente com o potencial dos media em apoiar os processos de paz e reconciliação.



Mensagem de António Guterres, Secretário Geral da ONU, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa



Dia mundial da liberdade de imprensa



3 de maio




"Nenhuma democracia está completa sem acesso a informações transparentes e confiáveis. É a pedra fundamental para a construção de instituições justas e imparciais, responsabilizando os líderes e falando a verdade no poder." - António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas





 






domingo, 28 de abril de 2019

Imagina um mundo sem imprensa livre?




Pode imaginar 25 segundos sem imprensa livre?





 




Semana Europeia da Juventude



De 29 de abril a 5 de maio








De 29 de abril a 5 de maio, realiza-se Semana Europeia da Juventude 2019 com eventos em toda a Europa sob o tema “A democracia e eu”, para analisar a forma como os jovens podem influenciar as decisões e ser ativos na sociedade.

Participa nos debates e na comemoração!


O que acontece entre os períodos de eleições também é fundamental para o desenvolvimento de uma democracia: fazer voluntariado, falar com os responsáveis políticos ou fazer-se ouvir de outra forma, para chamar a atenção para as questões que são essenciais, sejam elas as alterações climáticas ou o desemprego dos jovens.

A democracia é um valor que damos por adquirido, mas na Europa foi necessário desenvolvê-la e cultivá-la durante anos. A democracia somos nós. São as nossas vozes. É a nossa conquista. És tu.








Saber+ no no website da Semana Europeia da Juventude 2019.


O rapaz que queria aprender a olhar


O salazarismo pelo olhar de uma criança

"O Rapaz que Queria Aprender a Olhar" é um livro que propõe uma viagem através do olhar de um adolescente que teve de perceber que a realidade que via escondia outras brutais realidades, com pessoas na cadeia apenas por querer falar e viver em liberdade.





O autor é o jornalista Vítor Pinto Basto, que esteve na RTP1, na edição de hoje, do Bom Dia Portugal. 


Democracia e eu




De 29 de abril a 5 de maio de 2019, a Comissão Europeia, em cooperação com o Parlamento Europeu, organiza a Semana Europeia da Juventude de 2019. O tema desta 9ª edição é “Democracia e eu”!







O que é a Semana Europeia da Juventude?

De dois em dois anos, a Semana Europeia da Juventude visa celebrar e promover as atividades da juventude através de eventos organizados em todos os países participantes no Erasmus +. A par de mais de mil atividades de base a nível nacional, a Semana Europeia da Juventude reúne jovens, participantes de projetos, organizações de jovens e decisores políticos num evento europeu em Bruxelas.Democriacia e eu



Por quê "Democracia e eu"?

Poucos dias antes das eleições europeias e da cúpula europeia em Sibiu, o tema "Democracia e eu" explora as maneiras pelas quais os jovens podem influenciar decisões e empenhar-se de forma significativa na democracia em todas as suas facetas. Votar nas eleições é apenas uma expressão. O que acontece entre as eleições é igualmente importante para uma democracia prosperar: envolver-se no trabalho voluntário, conversar com os decisores políticos ou fazer-se ouvir de outras formas. Além disso, o acesso a novas formas de comunicação anda de mãos dadas com novas formas de compartilhar opiniões na arena democrática.


sexta-feira, 26 de abril de 2019

Exposições Europeana



Do passado ao presente - Reinterpretações da moda







Reinterpretação do Gibão e calções, cetim branco cortado sobre o tafetá azul, 
feitos na Inglaterra, por volta de 1618 (Museu Victoria And Albert, CC BY-SA): 
Ensemble, de Bernhard Willhelm, Mode Museum Provincie Antwerpen (Copyright)



A moda não é apenas sobre aspetos mais recentes: embora seja inevitavelmente projetada para o futuro, ela usa o seu próprio passado para constantemente reescrever a sua história. Esta Exposição Europeana mostra roupas do passado ao lado de roupas e itens de designers contemporâneos. O design contemporâneo pode ser considerado uma reinterpretação moderna de roupas históricas e as suas semelhanças afirmam o papel das referências históricas na modelagem da face contemporânea da moda.

O material de arquivo é redimido pelas mentes e mãos dos designers contemporâneos, que tendem a incorporar a pesquisa histórica no seu próprio processo criativo. A exposição pretende ilustrar como um património comum e compartilhado pode informar a prática do design, permitindo a criação de novos estilos que têm as suas raízes na nossa história. Implica uma mudança de perspetiva para descobrir novas maneiras de olhar a história e, mais genericamente, museus e instituições culturais.

Ver esta Exposição Europeana AQUI.


Europeana para fins educativos



Guia de utilização






Download


Este guia introduz os princípios básicos da pesquisa e utilização de conteúdos educativos da plataforma europeia Europeana.

Aborda tópicos como direitos de autor e licenças que permitem a reutilização educativa, como referenciar a autoria dos documentos e como utilizar as APIs da Europeana (Interface de programação de aplicações), isto é, os serviços web que permitem pesquisar, extrair e apresentar conteúdos Europeana relevantes em ambientes digitais externos, tais como aplicações, páginas web, jogos, etc.



WIPO Magazine



Revista da Organização Mundial da Propriedade Intelectual



abril 2019



Download



Dia Mundial da Propriedade Intelectual


26 de abril


World Intellectual Property Day 2019

Reach for Gold: IP and Sports






A 26 de abril, celebramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual para aprender sobre o papel que os direitos de propriedade intelectual (PI) desempenham no incentivo à inovação e à criatividade.


Mais rápido, mais forte, mais alto! 

O impulso para testar as nossas habilidades, a emoção da competição e a admiração que sentimos ao observar pessoas comuns a realizar proezas extraordinárias, alimentaram a nossa fascinação pelo desporto ao longo de milhares de anos.




quinta-feira, 25 de abril de 2019

25 de abril







25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen, in O Nome das Coisas



terça-feira, 23 de abril de 2019

O livro é um dos objetos mais revolucionários inventados pelo homem





O livro é, ainda hoje, um dos objetos mais revolucionários que o Homem foi capaz de inventar. Nenhum outro consegue congregar tecnologia, arte, conhecimento a um preço tão reduzido. Mas mais do que tudo, nenhum outro pode, como o livro, ser uma alavanca contra a pobreza, a exclusão social, a desesperança, a servidão. Hoje, quando somos assolados por solicitações de toda a ordem, ler um livro torna-se a pouco e pouco um ato de rebeldia e uma manifestação de saúde mental. Sabe-se que quanto maior for o grau de literacia maior é a capacidade de produzir riqueza material e imaterial, maior é a independência e a capacidade de responder aos desafios do mundo e da vida.

Joana Emídio Marques, Jornal Observador, 23 de Abril de 2019




À boa cabeça, nunca faltou chapéu



Coleção: Chapéus
Atelier Feito à mão na Biblioteca








 
 

Mulher Primavera








Atelier Feito à mão na Biblioteca


Celebrar Sophia







segunda-feira, 22 de abril de 2019

Chapéus há muitos!


Exposição de marcadores-chapéus




O Vasquinho visita o Jardim Zoológico na companhia das tias. 
Cena do filme A Canção de Lisboa, realizado poir José Cottinelli Telmo (1933)
















A Grécia de Sophia



Exposição de trabalhos de alunos de Grego do 12º G









«Não tento descrever-lhe a Grécia nem tento dizer-lhe o que foi ali a minha total felicidade. Foi como se eu me despedisse de todos os meus desencontros, todas as minhas feridas e acordasse no primeiro dia da criação num lugar desde sempre pressentido. Sobre a Grécia só o Homero me tinha dito a verdade: mas não toda.

O primeiro prodígio do mundo grego está na Natureza: no ar, na luz, no som, na água. É uma natureza mitológica onde as montanhas e as ilhas têm um halo azul que não é imaginado (...). Sob o sol a pique, numa claridade azul indescritível, o ar é tão leve que nos torna alados e o menor som se recorta com uma inteira nitidez. As enormes e constantes montanhas povoam tudo de solenidade. Cheira a resina e a mel e há uma embriaguez austera e lúcida.» 

Andresen, Sophia de Mello Breyner e Sena, Jorge de (2006). Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena. Correspondência 1959-1978. Lisboa: Guerra e Paz.



Dia Mundial do Livro


23 de abril






Na Camilo, tiramos o chapéu a Sophia!

Amanhã, Dia Mundial do Livro, vamos celebrar o livro e a leitura evocando o Centenário do nascimento de Sophia de Mellho Breyner Andresen com várias iniciativas:
  • Sophia na BE - Exposição Bibliográfica 
  • A Grécia de Sophia - exposição de poemas-cartazes elaborados pelos alunos de Grego do 12º G 
  • Chapéus - exposição de marcadores de livros, do atelier "Feito à mão na Biblioteca"
  • Manifesta-te pela leitura! - Gravação áudio e vídeo de poemas de Sophia.


23 de abril






Não ler não é opção





Fonte: Correio UNESCO, janeiro-março 2018






Porque a “leitura é uma boa causa”, porque “não ler não é opção” e porque “não se pode dar a democracia por adquirida”, a comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada, convida “todos os que gostam de livros, leitura e palavras” a manifestarem-se no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se comemora a 23 de Abril.





sábado, 20 de abril de 2019

Feliz dia de Páscoa






A Biblioteca Camilo Castelo Branco deseja 
um Feliz Dia de Páscoa 
a toda a Comunidade Escolar.



sexta-feira, 19 de abril de 2019

A leitura é um encontro entre duas peças imperfeitas




Esculturas feitas de páginas de livros, criadas por Jodi Harvey Brown





«É que o livro tem de ter estilo. Mas o leitor, caramba, também tem de ter estilo.»

«Eu, para ler um livro, tenho de ter estilo?»

«Estilo, personalidade, voz própria, idiossincrasia, temperamento, pinta, podes chamar-lhe o que quiseres que vai dar ao mesmo.»

«Mas eu nunca tive grande jeito para...»

«É essa precisamente a ideia. Mas tens de encontrar um jeito. E, quando o encontrares, esse passa a ser o teu jeito.»

«Não estou...»

«Digamos que, como no amor, a leitura é um encontro entre duas peças imperfeitas que se podem complementar na perfeição.»



Zink, Rui (2004). O Anibaleitor. Teodolito: Lisboa. pp. 98-99




Os 10 direitos do leitor





Há um livro – Como um romance, de Daniel Pennac -, onde o autor nos apresenta os 10 direitos do leitor. Vale a pena espreitar. Por lá descobrimos o direito de não ler; de saltar páginas, de ler não importa o quê… 


Podes consultá-lo na Biblioteca.


quinta-feira, 18 de abril de 2019

Educação: Em busca de uma utopia necessária





Correio UNESCO- janeiro-março 2018



Download



Com o título Educação: Em busca de uma utopia necessária, o Correio da UNESCO avalia o estado da Educação mundial e explora o modo como ela responde aos principais desafios que enfrentamos.