sábado, 21 de junho de 2025

Sugestão de leitura | (Toda) A ciência em três grandes perguntas

 

 

#alermaisemelhor 

 

 

 



Mais do que ensinar factos científicos — naturalmente presentes —, ensina os contornos do pensamento científico, valorizando mais a criatividade, a curiosidade e os modos inesperados como se encontram respostas do que a capacidade de fixar os elementos da tabela periódica ou de saber o nome de um asteroide ou de um inseto: “(…) para perceberes bem o que é a Ciência, fica a saber que não é sobre o que sabes. É sobre as perguntas que fazes.” Com a ajuda de três personagens cientistas, das áreas da Física, da Química e da Biologia, além do próprio autor, a narrativa avança numa estrutura de diálogo entre estas quatro figuras e Mel, a protagonista e, de algum modo, porta-voz dos leitores. As ilustrações de Bernardo P. Carvalho dialogam bem com o texto de Ball, umas vezes assumindo um registo realista, outras criando cenários mais oníricos ou humorísticos. De resto, a relação entre texto e imagem passa também pelo design, pois tudo nestas páginas foi cuidadosamente pensado. 

A comunicação sempre foi importante para a Ciência, mas em tempo de negacionismos desvairados e de notícias falsas propagandeadas como verdades absolutas, essa importância agigantou-se e é muito provável que quem atravessar estas páginas, independentemente da idade, fique menos vulnerável à desinformação e disponível para questionar o que nos rodeia.

Philip Ball e Bernardo P. Carvalho. (TODA) A ciência em três grandes perguntas. Lisboa: Planeta Tangerina, 2025. 224 págs.Divulgação científica


Sara Figueiredo Costa. E-Revista, Semanário Expresso, 19 de junho de 2024

Sem comentários: