sábado, 12 de outubro de 2019

As promessas, os desafios e o futuro da literacia mediática



Por Monica Bulger e Patrick Davison


O Relatório As promessas, os desafios e os futuros da literacia mediática aborda o problema das “fake-news” avaliando os sucessos e fracassos dos esforços recentes de literacia dos media.




ExecutiveSummary........................................................3 
Introduction................................................................... 5 
What Is Media Literacy? ............................................... 7 
How Media Literacy Helps .......................................... 12 
How Media Literacy Can Fail........................................15 
Future Of Media Literacy .............................................18 
Open Questions.............................................................21 
Acknowledgments.........................................................22 
Endnotes.......................................................................22 
References....................................................................26





Os programas contemporâneos de literacia mediática - geralmente organizados em torno dos cinco temas principais: participação dos jovens, formação docente e recursos curriculares, apoio dos pais, iniciativas políticas e construção de bases de evidências - demonstraram resultados positivos, particularmente no caso de respostas rápidas a eventos de notícias de última hora, conectando o pensamento crítico à mudança de comportamento e avaliando o conteúdo partidário. No entanto, os esforços de literacia mediática continuam a lutar com a falta de dados de avaliação abrangentes, com algumas pesquisas que mostram que os programas podem ter pouco ou nenhum impacto em determinados materiais ou até levar a um excesso de confiança prejudicial na avaliação do conteúdo dos media.

Os autores do relatório, Monica Bulger e Patrick Davison, fazem cinco recomendações para orientar o futuro da programação de literacia dos media para educadores, legisladores, tecnólogos e filantropos no espaço. Especificamente, eles alertam contra o tratamento da literacia dos media como uma panaceia - particularmente num momento em que recursos significativos continuam a ser direcionados para programas de literacia mediática como contrapeso às “fake-news”.

O relatório recomenda as seguintes abordagens:

Desenvolver uma compreensão coerente do ambiente dos media: Com novas tecnologias e novas técnicas retóricas, os programas existentes devem ser atualizados.

Melhorar a colaboração interdisciplinar: a literacia mediática é vista como um campo pedagógico restrito. Mas o trabalho de outras disciplinas - psicologia social, ciência política, sociologia - está a produzir novas pesquisas e descobertas que podem beneficiar muito a literacia dos media.

Alavancar a atual crise dos media para consolidar as partes interessadas: A nova atenção às “notícias falsas” poderia permitir uma nova colaboração interdisciplinar e, portanto, maior coerência dentro do campo.

Priorizar a criação de uma base nacional de evidências de literacia dos media: Uma base centralizada e estável de dados de avaliação tornaria possível uma avaliação mais precisa (embora existam muitos desafios políticos em potencial para essa base de evidências).

Desenvolver currículos para abordar ações além da interpretação: Com o aumento do uso das redes sociais, os esforços de literacia precisam de ser capazes de abordar o comportamento do usuário, além da interpretação.

Sem comentários: