domingo, 16 de novembro de 2025

Camões, Pessoa, Saramago e Agustina viajam no espaço a bordo de satélite português

  

 

Imagem: Canva IA

 

Portugal vai entrar na corrida espacial, no âmbito das comunicações marítimas, com um projeto pioneiro, a Constelação Lusíada, composta por 12 satélites.
 
Os primeiros quatro satélites, batizados com os nome de ilustres figuras da literatura portuguesa - Camões, Pessoa, Saramago e Agustina Bessa-Luís - serão lançados em fevereiro de 2026, a partir da Califórnia. A missão vai ser operada pela SpaceX.
 
A escolha dos nomes dos satélites não é aleatória, diz o CEO da LusoEspace à RTP Notícias: “Estamos a celebrar os 500 anos de Camões e quisemos ligar esta missão à comunicação humana. Os poetas representam isso mesmo: linguagem, escrita, expressão. É uma forma poética de dar vida a uma tecnologia que serve as pessoas, (…) e como português que sou, cada um destes nomes traz um certo sentimento português nacional”.

O projeto inclui inicialmente quatro unidades que terão por missão “revolucionar” a segurança e a conectividade nos oceanos. Um projeto pioneiro que coloca Portugal no mapa da indústria espacial global.
 
Será a primeira constelação mundial de comunicações marítimas com tecnologia VDES”, explica Ivo Vieira, CEO da LusoSpace e irá permitir, por exemplo, que todos os navios comuniquem entre si e partilhem informações sobre tráfego, derrames de petróleo e piratas à vista.
 
 Nuno Patrício - RTP. Atualizado em 12 Novembro 2025, 11:53 

 

Sem comentários: