sábado, 25 de outubro de 2025

Maratona de Cartas 2025 | Os 4 casos selecionados

 

 #maratonadecartas  #amnistiainternacional #direitoshumanos  #cidadania

 

 





Em Portugal, a 24ª edição da Maratona de Cartas decorre de 20 de outubro a 31 de dezembro de 2025.


Apresentamos os 4 casos deste ano. 

 

SONIA DAHMANI

 





Sonia Dahmani é uma advogada que dedicou a sua vida a defender os direitos humanos. A 11 de maio de 2024, as forças de segurança tunisinas prenderam-na.
O seu crime? Denunciar assuntos como o racismo. Foi considerada culpada e condenada com base em acusações infundadas de “disseminar notícias falsas”, havendo ainda outras investigações com motivações políticas a decorrer. Enfrenta muitos anos na prisão e está detida em condições desumanas. 

Ninguém deve ser preso por se manifestar contra a injustiça.

 

 



Envie uma mensagem de esperança e solidariedade a Sonia. Mostr-lhe que a apoia na sua luta pelos direitos humanos na Tunísia. Pode escrever em inglês e, se quiser, fazer desenhos de cães para acompanhar a sua mensagem (Sonia tem uma cadela chamada Carla).
 
 
 

GUERREIRAS PELA AMAZÓNIA

 
 
 
 

As Guerreiras pela Amazónia (Guerreras por la Amazonía) lutam juntamente com a UDAPT e o coletivo “Eliminen los Mecheros, Enciendan la Vida” contra a devastação provocada pelas queimas de gás.
Enfrentando tentativas de intimidação violenta pelo seu ativismo, este grupo de jovens mulheres equatorianas está na linha da frente da crise climática. Em 2021, um tribunal declarou que as queimas de gás violam os direitos humanos e ambientais e ordenou a sua eliminação. Apesar disso, continuam a existir. 
 
 
 
 
 
 
Envie mensagens de apoio às jovens defensoras climáticas, dizendo-lhes que a sua luta está a inspirar pessoas a agir em todo o mundo, para proteger o planeta. Pode escrever em espanhol ou inglês e se quiser desenhar pode incluir animais que representam as guerreiras (Dennise: puma | Rosa Daniela e Wita: coelho | Kerly: gato | Dannya: capivara | Scarlett: borboleta | Evelyn e Dannya: beija-flor | Leonela: jaguar | Jamileth: vaca).
 
 
 

ELLINOR GUTTORM UTSI

 
 
 

 


Ellinor é uma líder indígena Sámi que defende a prática ancestral de pastoreio de renas da sua comunidade, no norte da Noruega. Os planos para a instalação de várias centenas de turbinas eólicas nos pastos de verão ameaçam quebrar as rotas migratórias e destruir a sua cultura.
O governo norueguês tem de respeitar o direito dos Sámi a participar nos processos de tomada de decisão que possam afetar as suas terras, territórios e recursos.





Escreva mensagens de solidariedade e mostre à Ellinor, à sua comunidade e a todos os pastores de renas sámi que os apoia Poderá desenhar paisagens ou renas e escrever algumas palavras em Sámi: Mii doarjut din! – Nós apoiamo-vos | Ellos duoddarat! – Deixem as montanhas viver | ČSV! – “abreviatura de mostra o espírito Sámi.
 
 
 

UNECEBO MBOTENI

 
 
 


A 18 de abril de 2024, Unecebo Mboteni, de três anos, caiu numa latrina no seu jardim de infância, na província do Cabo Oriental, na África do Sul. Morreu no dia seguinte.
Mais de um ano depois, a sua família ainda não tem respostas sobre como esta tragédia aconteceu. O incidente ainda está a ser investigado e ninguém foi responsabilizado.

 
 
 
 
Escreva mensagens de esperança e solidariedade e mostre à família do Unecebo que está com eles na sua batalha por justiça. Pode escrever as suas mensagens em inglês.
 
 

 📌 O código para participação da escola no concurso nacional da Maratona de Cartas é o 5000 - 528

A vencedora será a escola que enviar mais mensagens. 

 

Sem comentários: