Mostrar mensagens com a etiqueta Anabela Oliveira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Anabela Oliveira. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 7 de março de 2018

Literatura e Cinema: uma alquimia?


Semana da leitura






A Semana da Leitura 2018 abriu com uma palestra proferida pela Professora Anabela Oliveira, da UTAD, subordinada ao tema Literatura e Cinema: uma alquinia?


A Professora Anabela Oliveira, com o Senhor Vereador da Educação 
e Desporto e a Senhora Vereadora da Cultura


segunda-feira, 14 de março de 2016

Palestra: Literatura e cinema, por Anabela Oliveira






A abertura oficial da Semana da Leitura´16 da nossa escola é feita com a palestra Literatura e Cinema, proferida  pela Professora Anabela Oliveira, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). 

Doutorada em Literatura Comparada, a Professora Anabela Oliveira orienta a sua pesquisa científica no âmbito dos estudos interartes, nomeadamente das relações dialógicas entre literatura e cinema. 


Tem sido regente de disciplinas como Som, Imagem e Narrativa Audiovisual, Cinema e Documentário, Estética e Análise Audiovisual, Técnicas de Interpretação em Cinema e Televisão, Olhares Literários do Século XXI, Cinema Português, Literatura e Outras Artes, Estudos Interartes, Cinema e Pintura, Análise do Discurso e da Imagem, Cinema e Documentário.



Publicações:

Publicou 35 artigos em revistas especializadas e 12 trabalhos em atas de eventos, possui 53 capítulos de livros e 8 livros publicados, dos quais destacamos:

 - Entre Vozes e Imagens – a presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes do romance português (anos 70-90). in Edições Pena Perfeita, 2007. (ISBN:978-972-8925-46-8).

 - Dicionário de Metalinguagens da Didática. in co-autoria, Porto Editora, 2000. (ISBN: 978-972-0-05272-8).


Possui 36 itens de produção técnica. Participou em vários eventos no país e no estrangeiro. Nas suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

É responsável pelo Festival/Organização do RIOS – Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia e tem participado em programas de rádio e televisão.



domingo, 13 de março de 2016

Elos de leitura: Entre vozes e imagens




Entre Vozes e Imagens: A presença das imagens cinematográficas nas múltiplas vozes 
do romance português (anos 70-90). de Anabela Branco de Oliveira



"Entre Vozes e Imagens projeta a presença inequívoca do cinema na memória estética do escritor e a indiscutível relação dialógica entre literatura e cinema; analisa a projeção da polifonia romanesca no seu paralelismo com o texto fílmico, a objetivação, no narrador, de um olhar inevitavelmente cinematográfico e a fundamentação de uma dualidade estética inerente ao estudo da imagem literária e da imagem cinematográfica. 

Na inevitabilidade dialógica deste olhar, a estrutura polifónica do romance português (1970-1990) constrói-se, literariamente, na simbiose entre vozes romanescas e imagens cinematográficas, e confere à Imagem o poder máximo da existência intelectual e da criação estética. O poder máximo da criação artística, o diálogo entre o cinema e a literatura, a suprema forma de liberdade e a projecção literária de duas décadas de um país que se construiu Entre Vozes e Imagens."

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Ler consigo'15 - em abril, leituras mil!





Partilha livros e leituras com os alunos do 10º E


 
A Prof. Dra. Anabela Oliveira, docente do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, esteve ontem, dia 30 de abril, na biblioteca da nossa escola, a conversar com os alunos do 10º E sobre livros e leituras.

Doutorada em Literatura Comparada e investigadora em estudos interartes, nomeadamente nas relações entre literatura e cinema, a docente, que foi convidada pela professora de Português da turma, começou por falar dos livros que marcaram a sua infância e juventude. O contacto precoce com Os Lusíadas (em BD), o incontornável Tio Patinhas, as histórias e ilustrações da Anita, o fantástico e o maravilhoso das narrativas da mitologia greco-latina, a aventura e o espírito de grupo d' Os Cinco, de Enid Blyton, os cenários exóticos dos romances de Pearl S. Buck, o drama e o mistério do Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, as histórias felizes de Júlio Dinis, a novela trágica de Joaninha, a menina dos olhos verdes, de Garrett, a sátira de A queda de um anjo, de Camilo Castelo Branco, a ironia de Eça de Queirós, foram alguns dos autores/títulos referidos. 


 A docente convidada falou, depois, dos livros e das leituras que tem vindo a selecionar quer por escolha pessoal quer por motivos profissionais / académicos: Lobo Antunes, Almeida Faria, Lídia Jorge, Mario Vargas Llosa, Mo Yan, entre outros.

Finalmente, escolheu como leituras a partilhar com os alunos um conto de Ondjaki, "A confissão do acendedor de candeeiros", de E se amanhã o medo, a crónica de Lobo Antunes "Receita para me lerem", do Segundo Livro de Crónicas (p. 109), e os excertos "Sobre o leitor" (p. 343), "4º Depoimento" (p. 345) e "2º Depoimento" (p. 347), de José Saramago - nas suas palavras, de Fernando Gómez Aguilera.
 





 
O convite endereçado pelos professores de Português que lecionam o 10º ano (Adelaide Jordão, Angelina Pires, Henrique Morgado, Isabel Cunha e Maria João Cunha) a uma personalidade da Comunidade Educativa, para partilha de livros e de leituras com os alunos, decorre da adesão do referido grupo de professores ao projeto "LER CONSIGO 2015: em abril, leituras mil!", promovido pela Associação de Professores de Português / APP e coordenado a nível setorial pela professora Maria João Cunha.